RESTAURAÇÕES DE....

Gravuras

Litografia: Amilcar de Castro.

Desde 1985 trabalhamos com a confecção e impressão de gravuras. Na prática do atelier, imprimos xilogravura, metal, litogravura e nos especializamos em Serigrafia, desenvolvendo nossas próprias tintas, sempre visando a qualidade e a permanência das cores ao longo do tempo.

 

Toda essa prática nos levou a aprofundar os conhecimentos sobre as tintas, sobre os papéis e a restauração de gravuras foi uma consequência natural.

 

Os papéis de gravuras sofrem com os raios ultra-violetas e com a umidade que atacam suas fibras, causando vários tipos de mofos, manchas, amarelamento e outros danos próprios dos papéis.

 

Básicamente, para a restauração de gravuras executamos os passos seguintes:

 

-Análise da técnica na qual a gravura foi impressa e se é possível a restauração;

- Análise do estado geral da gravura, como manchas, mofos, rasgos, partes faltantes e qualquer outro dano.

 

Estabelecida a possibilidade de restauração e a técnica empregada, iniciamos a desacidificação ( remoção da acidez PH) e o branqueamento, remoção de manchas, mofos e o que mais for necessário para a peça em questão.

 

Importante dizer que nem todos os tipos de papéis podem passar pelo processo de restauração. Os papéis 100% algodão são os de melhor resultados.

 

Na entrega da gravura restaurada, passamos ao cliente as informações técnicas necessárias para melhor conservação e cuidados, a melhor  forma de montar, emoldurar e a maneira correta de pendurar na parede. Procedimentos que se observados, irão valer o investimento da obra em si, e a preservação da restauração realizada.

Fotografias

Na restauração de fotografias, a abordagem é diferente.

Embora a imagem esteja também sobre papel e sofra as mesmas intempéries da gravura, existem dois pontos importantes a serem considerados:

 

1º - Não existem tintas fotográficas;

2º - Existem aproximadamente 153 processos químicos registrados para se produzir uma fotografia, além dos processos digitais atualmente disponíveis.

 

Como não existem tintas fotográficas, em conseqüência, não é possível retocar uma fotografia com pincel (salvo algumas exceções).

 

O que possibilita a restauração da fotografia é a produção de um novo "negativo" e a partir dele, proceder a restauração e a impressão de uma nova fotografia.

 

Na restauração eliminamos mofos, manchas amareladas, rasgos, partes faltantes, riscos de canetas e outros danos conhecidos pela ação do tempo.

 

Na entrega da fotografia restaurada, passamos ao cliente as informações técnicas necessárias para a melhor conservação e cuidados desde a forma de montá-la, emoldurá-la e a maneira correta de pendurá-la na parede. Procedimentos que se observados, irão conservar o valor do investimento.

Pinturas

Óleo sobre Tela: Thiago Mendes

Quando falamos em restauro de pinturas, devemos considerar uma ampla gama de situações que devem ser avaliadas com muito cuidado e extrema atenção. Na restauração de pinturas, diversas particularidades irão definir a melhor forma de intervenção, qual o processo de restauro, o tempo e o custo necessário.

 

Por se tratar de um assunto de amplo escopo, que inclui diversas matérias primas, com variados graus de qualidade e procedências muitas vezes desconhecidas,  o restaurador é levado a agir como um detetive, para descobrir as particularidades da obra e assim, ter condições técnicas para dar um diagnóstico com algum grau de confiabilidade.

 

Citaremos alguns exemplos de situações a que estamos nos referindo:

 

1º- Qual a marca da tinta utilizada na pintura?

2º- Qual o tecido ou suporte utilizado e se recebeu tratamento?

3º- Qual o material empregado na preparação do suporte?

 

Dado o grau de dificuldade e a complexidade que envolve o processo de restauro de pintura, torna-se um serviço extremamente especializado.

Inicialmente, procedemos a limpeza e em seguida as intervenções possíveis para cada situação.

 

Existem casos em que é necessário o reentelamento e posterior restauro da camada pictórica, colagem de partes descoladas e preenchimento de partes faltantes na pintura.

A análise da escala de cores da pintura possibilitará uma restauração bem feita e quase imperceptível.

 

Por ser uma tarefa complexa, que depende de vários fatores, a restauração deve ser analisada para que haja o mínimo de intervenção possível e assim manter a integridade da obra.

Desenhos

Pastel sobre papel: Alvaro Apocalypse

A restauração de desenhos, segue relativamente, os mesmos parâmetros da restauração de gravuras, porém, com maior grau de dificuldades.

Os papéis utilizados para desenhar normalmente são mais finos e os matériais de desenho são mais sensíveis a intervenções.

Horários | De Segunda a Sexta das 09:00-12:00, e das 14:00-17:00,  Agendar Visita.